domingo, 12 de abril de 2009

Peça: A Ressurreição









Representação teatral de cenas, desde o anúncio do nascimento de Jesus, até o momento da crucificação e a ressurreição do Salvador.

17 Cenas, curtas, com representações cênicas das narrativas bíblicas.

Narrador faz a costura, ou ilustra fatos em BO

CENA 1

(Música de impacto, Foco no Senhor no Proscênio)
Narração - Foco em Maria, o anjo anuncia a vinda do salvador.

ANJO - Salve, agraciada! O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres.

MARIA - Não compreendo.

ANJO - Maria, não temas, achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e seu nome será Jesus. Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. Ele reinará eternamente e o seu reinado não terá fim.

MARIA - Como se fará isto, visto que não tenho relação com homem algum?

ANJO - Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

MARIA - Eu sou a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua Palavra. B.O - MÚSICA - Narração (livre)

CENA 2

(Maria e José procurando o Senhor Jesus o encontra no templo assentado no meio dos doutores)

MARIA - Filho, por que fizeste assim para conosco? Teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

JESUS - Por que me procurava? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

(MÚSICA - B.O) Narração (livre)

CENA 3

(O Senhor é levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo - MÚSICA - foco no Senhor e no tentador)

TENTADOR - Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.

JESUS (Sentado) - Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (MÚSICA- B.O - FOCO)

TENTADOR (Sentado) - Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra.

JESUS (Sentado) - Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

(MÚSICA - B.O - FOCO)

TENTADOR - Veja todos os reinos do mundo e o seu esplendor. Tudo isto te darei se, prostrado, me adorar.

JESUS (Em pé) - Vai te, Satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás.

(Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram.B.O - MÚSICA

CENA 4

(FOCO em JESUS onde elege os seus discípulos em que vão chegando e dizendo os seus nomes.) Luz. Pedro, Tiago filho de Zebedeu, João, André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. MÚSICA - B.O.

CENA 5

(As bem-aventuranças - Narrado - Mt 5. 3-12 - B.O - MÚSICA)

CENA 6

(Um leproso se prostra com rosto em terra)

LEPROSO - Senhor, se quiser pode me limpar dessa lepra.

JESUS - Eu quero, sê limpo! vai e mostra-te ao sacerdote. (MÚSICA - B.O)

CENA 7

(Narrado - Os escribas e farizeus trouxeram a JESUS uma mulher apanhada em adultério e puseram-na de pé no meio do ministério.)

FARIZEU - Na lei nos ordenou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas. Ora, o que dizes?

JESUS (Se inclinando começou a escrever na terra com o dedo)

FARIZEU - Não tem resposta? Devemos apedrejá-la ou não é pecadora?

JESUS (Endireitando-se) Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra. (Inclinando-se novamente, escrevia na terra e um por vez foi indo embora e só ficou Jesus e a mulher) Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?

MULHER - Ninguém, Senhor.

JESUS - Nem eu também te condeno. Vai, e não peques mais. (MÚSICA -B.O) (Narrado - Mt 5. 43-48 e Mt 6. 1-4)

CENA 8

(MÚSICA - O Senhor entrando na sua cidade, logo lhe trouxeram um paralítico deitado num leito - LUZ)

JESUS - Filho, tem bom ânimo; os teus pecados estão perdoados.

ESCRIBAS - Ele blasfema!

JESUS - Por que pensais mal nos vossos corações? Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados estão perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa. (MÚSICA - levantando-se ele, foi para casa e os homens vendo aquilo, admiraram-se e glorificaram a Deus. B.O)

CENA 9

(Um chefe da sinagoga aproximando-se do Senhor e adorando-o disse:)

CHEFE - Senhor, minha filha faleceu agora mesmo. Mas vem, impõe-lhe a mão,e ela viverá. (Jesus o seguiu, mas no caminho uma mulher tentava tocá-lo)

MULHER - Se eu tão sómente tocar no seu manto, ficarei sã. (ela toca)

JESUS - Tem bom ânimo filha, a tua fé te salvou.

(E desde aquele momento a mulher ficou sã - B.O - MÚSICA - LUZ)

JESUS - Retirem-se todos, que a menina não está morta, mas dorme. (Os presentes começaram a rir e todos foram postos para fora e o Senhor tomou a menina pela mão e ela se levantou - MÚSICA - B.O)

CENA 10

(Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos)

JESUS - Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?

FILIPE - Uns dizem João Batista.

BARTOLOMEU - Outros, Elias ou Jeremias.

TIAGO - Ou até mesmo um dos profetas.

JESUS - E vós, quem dizeis que eu sou?

PEDRO - Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. JESUS - Bem-aventurado és tu, Pedro, pois não foi a carne e nem o sangue quem te revelou, mas meu Pai que está nos céus. (MÚSICA) Narrado - Mt 16. 24-27 (B.O)

CENA 11

(A santa ceia - MÚSICA - Sentados em roda como um arco)

JESUS - Em verdade vos digo que um de vós me trairá.

TOMÉ - Por acaso sou eu Senhor?

TIAGO - Ou eu Senhor?

JESUS - O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. Em verdade isso acontecerá como está escrito, mas ai daquele por quem o Filho do Homem é traído! Melhor não ter nascido.

JUDAS - Por acaso sou eu, Mestre?

JESUS - Tu o disseste. (E partindo o pão e deu aos seus discípulos) Tomai, comei; isto é o meu corpo.

(Tomou o cálice deu graças) Bebei dele todos. Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados. E digo que desta hora em diante não beberei deste fruto da vide, até àquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. (E cantando saíram para o monte das Oliveiras - MÚSICA)

CENA 12

JESUS - Todos vós esta noite se escandalizarão por minha causa, pois está escrito: ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia.

PEDRO - Ainda que todos se escandalizem por tua causa, eu nunca me escandalizarei.

JESUS - Ainda nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás.

PEDRO - Ainda que seja preciso morrer contigo, de modo nenhum te negarei.

TODOS - Nós também nunca te negaremos. (MÚSICA - B.O)

CENA 13

(Jesus foi com Pedro, tiago e João ao Getsêmani orar)

JESUS - Assentai-vos aqui, enquanto vou além, orar. A minha alma está cheia de tristeza até à morte. Ficai aqui e velai comigo. Narrado (Se afastando um pouco, prostrou-se sobre o rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E voltando encontrou os seus discípulos dormindo)

JESUS - Então, nem uma hora pudestes vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Narrado (Indo segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados e o Senhor Jesus foi orar pela terceira vez e voltando disse:)

JESUS - Ainda dormindo? Olhem, é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos de pecadores. Levantem! Vejam o traidor se aproxima!

JUDAS (Beijando o Senhor) - É esse; prenda-o!

JESUS - Vem com espadas e cacetes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias eu estava convosco ensinando no templo, e não me prendestes. Contudo, é para que as escrituras se cumpram.

Narrador (MÚSICA - E todos os seus discípulos fugiram. B.O)

CENA 14

(Pedro fugindo dos soldados, se assentou no pátio)

CRIADA - Você não estava com Jesus, o Galileu?

PEDRO - Não sei sobre o fala. (Saindo, o viu uma outra criada com outras pessoas)

CRIADA 2 - Aquele homem estava com Jesus de Nazaré.

PEDRO - Juro que nunca conheci esse homem.

PASSANTE - Verdadeiramente tu és um deles, da maneira como fala te denuncia.

PEDRO - Não conheço esse homem... (O galo canta) Narrado JESUS - "Antes que o galo cante, três vezes me negarás". E Pedro chorou amargamente. (MÚSICA -B.O) Narração E

CENA 15

(Jesus perante Pilatos - MÚSICA - LUZ)

PILATOS - És tu o Rei dos Judeus?

JESUS - Tu o dizes.

PILATOS - Não ouves quantas acusações te fazem? Estou muito admirado! O povo escolherá. (MÚSICA - Jesus e Barrabás são colocados de frente para a escolha do povo) Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?

POVO - Barrabás.

PILATOS - Que farei então com Jesus, Chamado o Cristo?

POVO - Crucifica-o! Crucifica-o!

PILATOS - Que mal fez ele?

POVO - Crucifica-o!

PILATOS (Lavando as mãos) Estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é vossa.

TODO O POVO - O seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos. (MÚSICA -B.O)

CENA 16

(MÚSICA CANTADA - Em foco-flashes mostra o Senhor Jesus sendo Chicoteado, coroado entre os romanos - A via dolorosa - a crucificação) Entra a multidão e o Senhor levando uma cruz em seu ombro, até que cai e um homem o ajuda até o Gólgota. (MÚSICA CANTADA - Jesus é pregado e colocado no madeiro e levantado - Foco no Senhor. Os soldados com as suas vestes repartiam entre si)

CENA 17

PASSANTE - Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo! Se és Filho de Deus, desce da cruz.

SACEDORTES - Salvou a outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele.

ESCRIBAS - Confiou em Deus. Livre-o agora, se de fato o ama, pois disse: Sou Filho de Deus.

JESUS - Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

ANCIÃO - Salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus.

JESUS - Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. (MÚSICA - SONS - TREVAS) MÚSICA CANTADA OU SOM DE VIOLINO - (José de Arimatéia tira o corpo de Jesus do madeiro e o leva até o sepulcro) SILÊNCIO!!!

A Ressurreição

(Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente a pedra se move e o Senhor sai triunfante em vestes brancas)

Narração FINAL (A narração é livre e de preferência de cada ministério)

Fonte: http://www.teatrocristao.net/t




Nenhum comentário:

Postar um comentário